segunda-feira, 26 de novembro de 2007

[Política] Cala a boca Chávez!



        Tenho certeza que muitos de nós nos sentimos agradecidos ao Rei da Espanha por ter, finalmente, mandado aquele porco do Hugo Chávez calar a boca, como muitos já deveriam ter feito. Porco, por parecer como um e agir como um. Agora, esse porco tagarela pode ser algo mais do que um mal-educado e escandaloso. 
        Após varrer a democracia e a liberdade de seus cidadãos, Chávez agora se volta para os seus novos alvos: os seus vizinhos. O Brasil deu sinal verde para a entrada da Venezuela ao Mercosul, o quê é um absurdo! o Mercosul, que nem é grande coisa, vai ser aniquilado se o país participar do bloco, por razões óbvias como:
  • Chávez esperneando e chamando os outros de demônios com certeza não vai atrair investimentos para o continente. Ou apenas vai excluir a Venezuela.
  • Instabilidade política e repressão democrática antecedeu 99,99% dos regimes autoritários/ditaduras militares. E as pessoas com certeza sabem disso.
  • O Mercosul não precisa da Venezuela e de seu líder aparecido por nada nesse mundo, nem por razões econômicas ou de qualquer tipo! podem ter certeza!
        Outra coisa preocupante, também notável nos antigos regimes autoritários, é o rearmamento. A Venezuela, como sabem, adquiriu submarinos, jatos, etc e tal da Rússia ainda neste ano, o que significa que o 1° lugar no pódio de poderio militar do Brasil na América do Sul pode ser perdido. Não é à toa que um novo projeto de renovação das frotas de jatos, navios, tanques, etc e tal foi sugerido pelo Ministro da Defesa e já foi aprovado.
        Outro aspecto conseqüente do aumento do poder de Chávez é um possível estreitamento das relações entre Brasil e Argentina. A Argentina passa por uma crise energética, e não é de hoje que isso acontece, e sempre contou com a ajuda da Venezuela. Mas... os tempos mudaram, e a presidente Cristina Fernández compareceu ao Brasil recentemente para combinar com o Lula uma possível troca de parceiros, ou melhor, de fornecedores.
        O que saiu (ou sairá) é uma possível parceria entre a PETROBRAS e a Enarsa (mesma coisa que a PETROBRAS, mas Argentina) para que isso amenize a crise do país e que haja mais cooperação entre os dois países, afinal, somos os únicos países legais da América do Sul. Outra possível parceria seria entre a Fábrica Militar de Aviones e a Embraer, na construção de um avião militar de transportes.
        Assim, enquanto o perigo do porco aparecido cresce, nós nos agarramos e voltamos a dar importância aos velhos aliados. Afinal, é bem melhor ser parceiro da Argentina do que da Venezuela. Afinal, eles têm o tango!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!