quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Tem bicho na Maçã?



        Alguém já se perguntou onde está a participação da Apple Inc. no mercado nacional? poisé, ela é quase nula, e não sei porque isso ocorre, já que o mercado consumidor do Brasil é muito grande... na verdade, eu tenho as minhas suspeitas do porquê...
       Uma das prováveis razões é a competição selvagem dos preços. O preço dos iPods variam de R$ 700,00 a R$ 1.100,00, algo nada competitivo para o nosso mercado. Logo, se os iPods não vendem, e os Macs muito menos, a Apple deve ser muito burra pra não ter tido a idéia de abrir uma fábrica no Pólo Industrial de Manaus, onde qualquer empresa faria.
        O marketing da maçã no Brasil também é muito falho, pois não há indíco de qualquer publicidade; o site brasileiro é 50% em Português e 50% em Inglês; e o Suporte aos produtos é raro, apenas disponível com os Revendedores Autorizados. Por que a própria Apple não abre uma loja própria e oferece o Suporte diretamente?
       Isso cria uma distância entre o cliente e a marca. Uma idéia interessante seria que a Apple vendesse os seus produtos diretamente de seu site, pois isso criaria uma sensação de segurança, confiança e transparência. Com uma fábrica em Manaus, os preços abaixariam bastante e criaria uma certa identidade pelo produto ter sido fabricado no país.
       O iPhone, se também fabricado no Brasil, teria seu custo barateado e, assim, seria um sucesso no mercado como é no norte-americano. Um outro desafio, que poderia ser facilmente resolvido é o da língua. Os iPods têm a língua Portuguesa em suas configurações, mas é Português de Portugal, o que pode criar uma idéia de que o produto é falsificado, ilegítimo, etc.
       O Mac OS também possui a língua Portuguesa em suas configurações (tanto a de Portugal quanto a do Brasil), mas é um Português falho pois nem em todos os aplicativos a língua está disponível. Tradução é algo muito fácil de se fazer, custa pouco e facilita bastante o acesso aos produtos por parte de clientes não-bilíngües. 
        Mas e quanto ao nosso querido iTunes? a loja virtual de música mais famosa do mundo poderia ter um grande público aqui no Brasil, então por que ela não possui uma loja aqui? a resposta mais provável é: pirataria. Por que comprar uma música no iTunes se as pessoas podem simplismente baixá-la de graça em programas como os famosos Kazaa, LimeWire ou eMule? esta seria a pergunta mais freqüente caso a loja fosse lançada aqui.
        Outra provável resposta é que a Apple tem medo de lançar lojas iTunes em países subdesenvolvidos. Caso vocês não tenham notado, as lojas do iTunes estão apenas disponíveis em países desenvolvidos na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Mas e o que dizer do YouTube, que tem uma página oficial no Brasil?* o Brasil, neste caso, se mostra um público considerável para se fazer uma página oficial, então por que o iTunes não faz o mesmo? só nos resta esperar que o bicho saia da maçã...

* O YouTube agora tem páginas oficiais para mais outros 13 países, mas até mês passado o Brasil era o único país subdesenvolvido na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!