sábado, 6 de outubro de 2007

Intercâmbio - Como aproveitar?



        Intercâmbio. Uma experiência única. Dá lições de vida. Te ensina a viver fora do seu ambiente. Te torna mais independente. Mas... qual o melhor destino? temos muitas opções é claro. Europa! Ásia! América do Norte! Oceania! Mas, o que os especialistas dizem? eles provavelmente vão dizer: "Vá para os países que no futuro se tornarão as novas potências e sua língua tomará o lugar do Inglês em questão de base lingüística"
        Gostou? eu não gostei nem um pouco. Porque temos que ir pra esses países que todo mundo diz que temos que ir? "Os países ideais": Reino Unido, França e Alemanha. Austrália e Nova Zelândia? "Muito exótico, mas seria melhor ir pra um lugar onde se aprende Alemão... tipo a Alemanha!"
        O Inglês já vai ceder o seu lugar para o Mandarim ou para o Alemão. Então, desde já o Intercâmbio já não tem mais aquele aspecto de "sonho", "a viagem da minha vida" ou "uma experiência inesquecível", mas agora serve de instrumento para a sobrevivência ou destaque no Mercado de Trabalho. Mas o que acontece com aqueles que querem ir para os destinos 'não convencionais'? "Conforme-se filho, vai ser melhor pra você! além disso, você pode visitar esses países quando for mais velho não?". É claro. Se eu ainda quiser é claro. 
        Mas agora, vamos analisar essa questão com uma visão mais impessoal, mais fria. Você quer ir pra um país que te fascina, mas sua língua não é muito usada no mundo. Assim, você vai pra lá e aprende uma língua sem nenhuma utilidade no mundo. O país que você escolhe também não tem muita importância no mundo, é só pra quem realmente o ama que vai pra lá.
        Mas, realmente, sem querer magoar ninguém, isso não serve pra nada! é desperdício de dinheiro! se você vai pra um país que fala uma língua ignorada no cenário mundial, não serve de nada a sua viagem! sim, todos temos o sonho de ir pra um país 'não convencional', eu, por exemplo, queria ir pra Finlândia. Mas, como eu tenho que me conformar, provavelmente vou pra um país 'ideal', como Alemanha, França ou Espanha. 
       Se estou feliz? não muito, mas antes França ou Espanha do que Alemanha. Nada contra, só tudo. Mas não se esqueçam: Europa é o continente mais interligado do mundo. Eu já conversei com um cara alemão, o nome dele era Jules. Ele disse que a família dele costumava viajar pela Europa toda hora, e era assim: 1h estavam na Alemanha, depois em outro país, depois em outro... então não chore se quer ir pra Islândia mas vai pra Grécia! é do lado!

Moral: você pode querer ir pra qualquer país da Terra, mas tem que pelo menos levar em consideração o aproveitamento da sua viagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!