sábado, 27 de outubro de 2007

Economia X Geopolítica



Eu realmente não sei qual é a relação da Apple com Portugal. Eu já vi em um blog (acho que é este) vários Portugueses reclamando dos serviços da Apple IMC Portugal, chegando a dizer: "Portugal NÃO é mercado oficial da Apple, Espanha É mercado oficial da Apple; Portugal é apenas a loja de esquina". Realmente, enquanto os sites oficiais da Apple ao redor do mundo sofreram uma reforma (até o do Brasil), o de Portugal continua a mesma ***** de sempre, tendo o mesmo layout de antigamente (mas um pouco pior). Mas, apesar de tudo, a Apple, pelo menos em questões lingüísticas, parece priorizar o país Ibérico do que o Brasil. Os iPods têm apenas a opção Português, mas qualquer um pode perceber que é a língua original, pelas frases "A tocar" quando está tocando uma música, ou os "cs" mudos em palavras como acção ou seleccionar. Aí, quando eu vou checar as Especificações Técnicas no site da Apple Americano (porque, obivamente, o site Brasileiro está sempre incompleto), fui ver de perto a seção em que se falava das línguas disponíveis no Mac OS X Leopard e, para a minha desagradável surpresa, estava escrito assim:

Portuguese (Portugal) Localization
Mac OS X Leopard is fully localized in Iberian (Portugal) Portuguese.

Ou seja, o Mac OS X Leopard está totalmente em Português de Portugal, enquanto isso a gente fica aqui chupando dedo, pensando que somos mais importantes e tal, mas mesmo o apêndice político de Portugal é mais interessante do que o nosso querido país subdesenvolvoido porque, afinal, é o que importa no final das contas né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!