sexta-feira, 15 de agosto de 2008

[HP] Enigma do Príncipe é adiado para 2009



       É isso mesmo. A Warner Bros. comunicou ontem que o filme será adiado para o verão de 2009. Ou seja, que se fo*** os fãs que estavam ansiosos para a estréia, fazendo toda a programação para o dia 21 de Novembro. Acho isso uma pu** sacanagem com os fãs! faltava tão pouco pro filme estrear, o filme já está pronto e eles simplesmente adiam a po*** do filme! afff, que me***! mas tudo bem Warner, se você quiser bancar a otária de adiar um filme que está pronto, adie, que ele vai estrear em todos os camelôs do mundo ainda este ano. Idiotas. Leia abaixo o texto retirado do site Potterish, explicando tudo tintim por tintim:

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
A Rebelião Vai Começar!

Potterish.com ~ Arthur Melo
14 de agosto de 2008

Já há um bom tempo que todos os fãs da série e os profissionais que trabalham nas mídias que promovem a sétima arte andam estranhando o atraso na divulgação de material do filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe. É bem verdade que a poeira começou a baixar quando saíram as primeiras imagens oficiais e, principalmente, o teaser-trailer que despertou o interesse em até quem já não lembrava mais do filme.

Mas aí, quando todos passaram a colocar um peso de papel em cima da tecla F5 nos sites de Harry Potter, eis que a Warner Bros. anuncia o adiamento do sexto filme para julho de 2009. Esquecendo que o simples fato acrescentar aproximadamente 7 meses no calendário de lançamento já seria muito mais do que o suficiente para enfurecer 99,9% dos fãs, o estúdio expõe justificativas, no mínimo, peculiares.

A primeira é a época de lançamento que, sendo em julho (verão americano), atrairá um maior público. Isso é uma meia verdade. Pedra Filosofal, Câmara Secreta e Cálice de Fogo estrearam em novembro de 2001, 2002 e 2005, respectivamente. A bilheteria do primeiro foi surreal e se tornou a segunda maior bilheteria de todos os tempos, a do segundo foi muito boa e se posicionou, na época, no sexto lugar do ranking e, Cálice de Fogo, se tornou a maior bilheteria mundial de 2005.

O Prisioneiro de Azkaban e Ordem da Fênix estrearam nos meses de junho de 2004 e julho de 2007. A proximidade com a melhor época comercial nos EUA garantiu a menor bilheteria da série para o terceiro filme, mas Ordem da Fênix se tornou a segunda maior bilheteria de 2007 e a quinta da história.

Dá pra entender a preocupação, mas, vamos analisar. Batman – O Cavaleiro das Trevas é o maior lançamento de 2008 e, colocando os pés no chão, seria quase impossível Enigma do Príncipe rebatê-lo. Ainda que alguns achem que essa medida visava não enfrentar 007 – Quatum of Solace (com duas semanas de diferença), é evidente que a Warner Bros. preferiu abocanhar um ótimo lançamento para 2009 (até porque o filme da Liga da Justiça é uma completa desordem), já que garantiu o topo em 2008.

O outro motivo é a greve dos roteiristas, que teria atrasado o cronograma da produção. Realmente a greve atrapalhou muitos estúdios de cinema e de TV, colocando em risco algumas produções. Mas o que uma greve dos roteiristas já findada há um bom tempo poderia acarretar num filme que já foi completamente filmado e se encontra em pós-produção (quando são inseridos os efeitos visuais e trilha sonora)? Se a greve realmente interferiu no calendário, ente é um fato antigo que se deu ainda na época de pré-produção, antes das filmagens, o que quer dizer que os produtores já sabiam que iriam adiar o filme.

Parece que encontramos finalmente o motivo de tanta lentidão para divulgar imagens, vídeos e pôsteres. Não é vantagem liberar material comercial a essa altura para um filme que só será lançado em julho, lógico.

Outros pontos devem ser vistos. É bom refrescar as mentes e já se adiantar nas impossibilidades das indicações ao Oscar para Harry Potter e o Enigma do Príncipe, já que a Academia americana se foca mais nos períodos das proximidades da premiação (entre novembro e janeiro).

Claro que para premiações técnicas isso não afeta muito, mas ainda assim surte algum efeito negativo. Um outro comentário feito é sobre os efeitos visuais. É mesmo muito proveitoso utilizar esse intervalo de tempo para dar uma carga melhor nos efeitos visuais, mas fica complicado quando o filme já está em processo final de pós-produção. Resta saber também se a exibição restrita de teste de público ainda será feita agora, em agosto, nos EUA, como a Warner Bros. costuma fazer.

Nessa altura do campeonato (cerca de duas horas depois da divulgação), milhares de fãs e sites de Harry Potter pelo mundo já criaram inúmeras petições, comunidades, postagens, blogs e novas formas de xingamentos peculiares. Não que isso possa ou vá adiantar alguma coisa, mas não deixa de ser uma boa maneira de expressar a decepção e expor idéias a respeito de tudo. Junte-se à rebelião.

Se você é fã, assine aqui a petição contra o adiamento do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!