domingo, 24 de agosto de 2008

[Crítica] Era uma vez...



       Acho que já disse que eu não era fã de filmes de romance, e nem mesmo de drama. Ao ver que o filme era dos gêneros acima, desanimei um pouco. E quando vi que era nacional, desanimei ainda mais... mas este filme é com certeza uma pérola do cinema nacional! deveria ter desconfiado disso, já o filme é do mesmo diretor de 2 Filhos de Francisco... bem, mas antes de mais nada, tenho que dizer que este filme é uma adaptação conteporânea de Romeu & Julieta. Entendeu, ou quer que desenhe?
       Era uma vez... começa com uma lindíssima cena da favela do Rio de Janeiro (felizmente, não é a única), com o corcovado amanhecendo junto com um menino chamado Dé. Ele vê um irmão Beto ser assassinado por um traficante na favela, e seu outro irmão Carlão sendo preso injustamente numa praia. Mesmo com todas essas adversidades, Dé cresce e mantém uma vida digna e honesta. Trabalha num quiosque na praia, vendendo cachorro-quente numa rua da Elite carioca.
       É detrás do balcão que ele vê Nina, moradora do prédio em frente ao quiosque que trabalha. Ela, super protegida pelo pai advogado, acaba se apaixonando por Dé (que se apaixona por ela antes, naturalmente). Pronto, acaba aqui a sinopse. Este filme é um dos melhores filmes nacionais, de drama e romance que já vi. Isto se deve às inúmeras qualidades do filme, como a presente separação das classes em todas as cidades brasileiras, mas não tão explícita quanto no Rio de Janeiro, onde pode-se ver com clareza onde acaba a elite e classe média e onde começa a favela.
       O amor proibido de Romeu & Julieta nunca deve ter sido retratado como neste filme, algo surpreendente, já que esta realidade já existe faz décadas. Além disso, o filme tem ótimos atores, trilha sonora excelente e fotografia digna de prêmios. O filme vai e volta no romance e comédia, mas sempre com um pezinho (e depois a perna inteira) no drama social Favela X Elite.
       O final, como implícito acima em negrito, não deixa a desejar em drama e muito menos quanto à crítica à sociedade em que vivemos atualmente. Recomendo a todos aqueles que não sejam tão sensíveis, mas que se emocionem com um gênero tão difícil de se sequir quanto o Romance/Drama, mas alerto para não levarem crianças. Dou a classificação 5 Estrelas! abaixo, o trailer:

2 comentários:

Anônimo disse...

Aii, eu queria ver este flme *--*

Iz@_MARa disse...

EU JA VI SO Ñ PASSOU O FINAL É BONZINHO

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!