domingo, 17 de agosto de 2008

[Crítica] Star Wars - The Clone Wars



       Faz tempo que eu não assisto um filme na estréia. Acho que, além de Star Wars - The Clone Wars anteontem, vi apenas Harry Potter e o Cálice de Fogo, no mesmo dia que comprei o 6° livro da série (feliz coincidência). Em Harry Potter, a fila do filme se extendia até pra fora do cinema, algo que vi apenas uma vez na vida. Empolgação era a palavra de ordem no lugar, e cada segundo que passava sentíamos como se fôssemos dar um loop numa montanha russa da vida.
       Porém, ontem, vi o pôster no cinema e fui ver Star Wars na sessão das 7:00. Desta vez, não houve nenhuma fila, Nem tensão, e na sala, havia no máximo 7 pessoas (capricho do destino pra combinar com o horário?). Antes de começar com a crítica, uma rápida explicação: este filme é apenas uma introdução à série de mesmo nome que passará no Cartoon Network (ainda sem datas definidas no Brasil). Então.
       Como já foi discutido nos Episódios II e III da Hexalogia, e também nas 2 temporadas de desenho animado também no Cartoon Network em 2005, as Guerras Clônicas é a guerra entre os Separatistas, liderados por Conde Dookan; e a República Galáctica. Os Jedi são utilizados para protegê-la, e é aí onde Anakin e Cia. entram na história, ou melhor dizendo, encheção de linguiça descarada.
       Entrei no cinema já esperando que o filme fosse uma bosta, mas até que ele foi até satisfatório... com apenas 1h30 de filme, a trama não muito complexa consegue criar uma certa tensão no expectador. Tudo começa quando Jabba, O Hutt (sim, aquela larva nogenta do Episódio VI) pede ajuda à República & Jedis para recuperar seu filho. Logo aí, criam-se várias perguntas sobre a reprodução dos Hutts, onde está a Sra. Hutt e o pequeno Hutt na Triologia Original, mas isso deve ficar para a TV... Ou não.
       Em troca do resgate de seu filho, Jabba concorda em deixar a República usar suas vias (ou sei lá o que) de HiperEspaço na Orla Exterior, significando uma vantagem na guerra contra os Separatistas. Anakin é mandado junto com uma facção Clone para resgatar o tal filho de Jabba. No entanto, em mais uma das invenções brilhantes de George Lucas, Yoda decide dar a Anakin uma padawan! no meio de uma guerra! a Anakin!
       A tal padawan seria uma menininha chamada Ahsoka, infantil e imatura como seu mestre. Muito bem, acaba aqui a sinopse do filme. Para eu que sou fã, fica no ar a questão de dar corda às Guerras Clônicas. Afinal, a história de Star Wars extende-se muito mais do que a família Skywalker - Episódios I ao III são focados nos pais (Padmé e Anakin), e os Episódios IV ao VI nos filhos (Luke e Léia). No entanto, Geroge Lucas insiste em falar sobre as Guerras Clônicas como pretexto para mostrar a jornada de Anakin ao lado Negro da Força.
      Mas os Episódios I, II e III já fizeram isto, não? bem, para ele não. Parece que as já televisionadas 2 temporadas também focadas nas Guerras Clônicas também não foram o bastante. Parece que a criatividade tão apreciada e invejada de George Lucas nos anos 70 e 80 perdeu-se, ou, melhor dizendo, rendeu-se ao marketing da série. Agora, para você que não dá a mínima para isso, ou/e quer trazer seus filhos para o cinema, o filme se sái satisfatoriamente. Aliás, este filme é classificação Livre e sua linguagem é ligeiramente infantil (por isso a recomendação de levar os filhos). Por isso, dou a este filme a classificação de 3 Estrelas. Abaixo, o trailer legendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!