segunda-feira, 4 de agosto de 2008

[Reflexão] Escola = Jogos Mortais



       Às vezes eu me deparo com muitas coisas ridículas na escola, e no ensino brasileiro em geral. Como fazer listas o tempo inteiro, aprender coisas que você provavelmente não irá usar na sua vida, ou então o típico julgamento das pessoas pelas suas notas. Caso vocês não saibam, estou atualmente cursando o 1° ano do Ensino Médio, e devo dizer que a minha inocência quanto à escola acabou agora (devia ter acabado antes, mas eu sou meio offline às vezes...). Agora, todos os exercícios que eu faço eu devo ter um desempenho ótimo, pois no vestibular eu tenho que tirar uma ótima pontuação. 1° lugar? ótimo para o currículo. E para a escola, também.
       Então, me deparo com esse molde que as escolas particulares brasileiras insistem em pôr na gente: estude diariamente, 3h por dia, não saia no fim de semana, faça listas enormes, tire 10 em todas as provas, faça simulados aos domingos, passe em 1° lugar na melhor universidade do país... simplesmente ridículo, na minha opinião. É claro que quem quer ser médico(a), engenheiro(a), (as profissões mais pop) realmente têm que estudar. Mas este drama mexicano que as escolas impõem nos alunos é terrível, uma motivação forçada para dizer o mínimo.
       Por isso, não aceito que coloquem este molde em mim. Não vão ser minhas notas que vão decidir se entrarei em uma universidade boa ou não, e nem a universidade que entrar vai definitivamente mostrar as minhas capacidades no mercado de trabalho. Até me lembrei dos filmes Jogos Mortais, que tal: "I want to play a game: you'll study the whole day, will eat fast and sleep less so you can study more, you won't rest in the weekends and will never have a social life anymore; otherwise you'll go to a private university and will be humilhated for the rest of your life! hhahahaahaaha!"*. Tá, acho que exagerei um pouquinho...

* Tradução Livre: "Eu quero jogar um jogo: você estudará o dia inteiro, comerá mais rápido e dormirá menos para que possa estudar mais, você não descansará nos fins de semana e nunca mais terá uma vida social novamente; senão irá para uma universidade particular e será humilhado para o resto de sua vida! hhahahaahaaha!"

3 comentários:

OFERTAS e OPORTUNIDADES JÁ disse...

Sinceramente concordo com o q o autor do texto diz a respeito de nosso ensino, uma vez q somos obrigados a resolver questões de vestibulares complicadíssimos e é algo que naum usaremos mais na vida.
Na minha opinião é um absurdo o que fazem conosco

Siddhartha disse...

Como diz o legião...

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do jogo sujo
Não é assim que tem que ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.

E ainda falta a faculdade... eu Graças a Deus termino a minha ano que vem depois de 5 anos... Credo!

Parabéns pelo blog e sorte.

Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Arcgis, GIS, Geoprocessing, Remote Sensing,
Meio Ambiente Hoje, Consultoria, SEO, Camping, Viagem, Acampamento, Acampar

Jonatas Fróes disse...

Eu acho realmente ridículo o sistema educacional utilizado por aqui. O vestibular é uma das coisas mais ridículas e desnecessárias da face da Terra. Só serve para torturar os alunos. Por exemplo, porque raios eu deveria manjar Física se queria me formar em Audiovisual? E para quê um Neurocirurgião deveria saber a qualidade do relevo Europeu??? Conhecer esse monte de baboseiras ajuda a pensar, sim, mas não forma ninguém um bom profissional. Não deveria ser obrigatório. Não é porque não sei Química que vou ser um péssimo Jornalista...

Mas enfim, pra isso mudar precisariamos de uma revolução, e ninguém dessa nova geração parece se importar com os próprios direitos...

[]'s

http://musica-holic.blogspot.com/

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!