quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

[Crítica] O Exorcismo de Emily Rose



        É, eu sei, faz tempo que eu não faço críticas aqui no MNP... ah, eu assisti o filme A Bússola de Ouro, e eu achei simplismente fantástico, mas um pouco infantil. Contudo, morri de preguiça e não postei a crítica aqui (que vergonha!). De qualquer modo, eu vou postar aqui a crítica de um filme que eu tenho namorado bastante na prateleira da locadora: O Exorcismo de Emily Rose ("The Exorcism of Emily Rose").
         Com certeza vocês já ouviram falar, não? eu, que particularmente gosto de filmes de terror, achei que este poderia ser um pouco pesado para mim, afinal, esses assuntos de exorcismo e demônios sempre me despertam arrepios... ah, e ele é baseado em fatos reais¹!!! bem, de qualquer forma, à crítica! o filme, ao contrário do que eu achava, não era apenas focado na possessão demoníaca da jovem Emily, mas do caso de defesa do padre que cuidava dela, Padre Moore (Tom Wilkinson), acusado de sua morte (sim, ela acaba morrendo).
          Aí que entra a advogada cética Erin Bruner (Laura Linney), que ao longo do filme começa a acreditar nos supostos fenômenos sobrenaturais mencionados pelo padre. Ao perceber que não tem provas nem testemunhas que possam contradizer os convincentes argumentos médicos da Promotoria, Erin decide assumir a possessão demoníaca de Erin como defesa e contra-argumento.
         E... acabou! se você quiser saber o resto da história, loque o filme. Concluindo: o filme tem sim cenas assustadoras de possessão e tudo mais, é uma versão mais caprichada do clássico O Exorcista (não, eu nunca assisti aquele filme e nem pretendo!); mas o que mais me agradou foi a dualidade: fatos X crenças. Por exemplo: enquanto o Padre narra a história de Emily, ela aparece claramente possuída. Depois, quando a Promotoria ataca com argumentos médicos, Emily aparece, também claramente, sofrendo um ataque epiléptico². 
          Eu recomendo este filme a todos os amantes do gênero, englobando também os amantes deste tipo em especial: o exorcismo. Os céticos também são bem-vindos! quem sabe este filme não muda sua opinião sobre o assunto?

¹ - O filme é baseado no caso verídico de uma possessão demoníaca na Alemã Anneliese Michel, nos anos 70... dê uma "googlada" se tiver... "interesse"...; ah, eu não consegui achar o trailer do filme no YouTube! você com certeza o achará no site oficial, basta clicar no nome do filme lá atrás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!