sexta-feira, 23 de maio de 2008

[Crítica] Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal



       Depois de ter produzido Indiana Jones e a Última Cruzada, em 89, a série estaria encerrada como uma perfeita triologia. No entanto, George Lucas e seu amigo Spielberg conseguiram ressucitar o arqueólogo em sua 4ª continuação, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Site Oficial: BR; PT), em cartaz nos cinemas. O único episódio da série que havia assistido até então era Caçadores da Arca Perdida, o 1° da série. Não que o filme fosse chato, mas simplesmente não era muito emocionante... mas Caveira de Cristal superou todas as minhas expectativas!
        O filme já começa com a apresentação dos vilões: os Soviéticos Malignos do Mal, liderados pela Dr. Irina Spalko, que obriga Indiana a ajudá-la a encontrar algo em um depósito militar americano secreto (pra variar...). Lá, eles encontram o que procuravam e Indiana foge, escapando até de um teste nuclear. Ele começa a ser perseguido pelo FBI e acaba sendo demitido da universidade onde lecionava.
        Depois, Indiana é abordado por um jovem chamado Mutt. Ele diz que sua mãe foi sequestrada em sua viagem ao Peru, junto do seu amigo Oxley, e pede ajuda a Indiana. E lá eles vão! eles acabam encontrando em uma tumba uma caveira de cristal, altamente magnética. A partir deste ponto, começa a perseguição dos soviéticos, que querem a caveira para construirem uma arme maligna para dominar o mundo. Pronto, a sinopse acaba aqui.
        O filme não perde o mesmo ar dos filmes anteriores, mas mesmo assim mantém-se atual e consegue cativar, nós, jovens do novo século. A introdução do adolescente motoqueiro Mutt poderia ser uma tentativa de fazer o público aceitar melhor o filme por ter este tipo de personagem, que em tantos outros filmes são na verdade os protagonistas. Caveira de Cristal com certeza é um típico filme de aventura, mas isso não significa que seja para toda a família: a película possui algumas cenas não apropriadas para a pirralhada, mas nada que assuste um pirralhinho de 12 anos.
        O filme é uma grande oportunidade para inciar novos fãs da série do século passado, por ter os mesmos personagens e o mesmo estilo do século XX. Algo que também surpreende são as cenas de ação: são cheias de efeitos especiais (mas sem parecerem surreais; créditos à Lucasfilm) e te fazem encolher na poltrona. O uso de pipoca durante o filme é aconselhado (só não comi por causa do tanto de macarrão que comi no almoço). Concluindo: o fime mantém um perfeito equilíbrio entre mistério, ação e comédia, com direito aos melhores atores do ramo. Dou a classificação de 5 Estrelas, por ser o perfeito filme para a família (cortando-se a pirralhada, é claro). Abaixo, o trailer em PT.BR:

2 comentários:

iti disse...

nunca asisti nenhum filme do jones..mais esse concerteza irei...
me parece ser um filme otimo..pelo que tenho visto pelas criticas...
cheio de efeitos especiais.. e tals..
espero que me surpreenda..
otima postagem..
passe pelo iti
http://www.lhmartins.blogspot.com/

Leandro R. disse...

indi é indi!

http://semtosquices.blogspot.com/

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!