sábado, 9 de fevereiro de 2008

[Crítica] Cloverfield



        "Vale a pena"

        Hoje, quando eu fui no shopping com o Inveted Lotus (o novo membro da Equipe), nós vimos o filme Cloverfield - Monstro (me diga: por que escrever "Monstro" do lado do título?), anteriormente mencionado aqui. Antes de começar, gostaria de dizer que um filme em 1ª pessoa sempre corre o risco de desperdiçar material, quero dizer, desperdiçar cenas que ficariam melhores e mais impressionantes se fossem filmadas tradicionalmente.
        Então. Cloverfield é filmado em 1ª pessoa. Um cara, Jason, irmão de Rob (protagonista), começa filmando o apartamento de sua namorada, até que o filme começa de verdade. Jason filma os amigos de Rob preparando uma festa de despedida para ele (ele ia para o Japão), e mais tarde passa a filmadora para o amigo retardado de Rob, Hud. Depois que Rob chega, acontece um terremoto. Ou era isso que eles pensavam. Logo há mais um, e todos saem do prédio, só pra ver a cabeça da Estátua da Liberdade rolando na rua.
        Logo Rob recebe a ligação de sua ex-namorada/ficante/amizade colorida, Beth, pedindo socorro, pois estava soterrada em seu apartamento no centro da cidade. Aí vocês já podem adivinhar: quatro amigos Americanos, andando no meio da cidade no meio de uma guerra (EUA X Monstro) e ainda assim tendo um pouco de humor. Ah, outro detalhe interessante: o produtor é o mesmo da série LOST, J.J. Abrams.
        Mesmo com uma trama tão interessante, o cara que filma (Hud) me irritou bastante pela sua incompetência com a câmera - eu poderia enquadrar melhor, ou melhor, eu já o fiz. Sobre o que eu disse lá em cima sobre desperdício de material, isso se aplica muito bem a Cloverfield. Tinha horas em que o diretor parecia ser bem egoísta, ou então tinha medo que os efeitos especiais decepcionassem o público, porque a câmera não parava quieta!!! 
        Eu perdia o fôlego tentando entender a cena, porque era muito difícil entender o que estava acontecendo com a câmera torta, balançando, rodando, ou simplismente apontada pra baixo. Parecia que o diretor tinha se esquecido do público. Ou vai ver foi o Hud. Mas ouçam: eu gosto de filmes em 1ª pessoa, mas não de um filme "Mamãe, ganhei uma câmera!". Se houver uma "versão do diretor", em 3ª pessoa, ficarei muito interessado em assistir.
        Contrariando a enorme expectativa gerada na internet mundo afora, Cloverfield não é o filme do ano. Sinto muito. Mas isso não quer dizer que o filme seja decepcionante. Apesar da minha irritação no começo do filme, eu me acostumei e logo comecei a curtir o filme normalmente. Os efeitos especiais são incríveis, mesmo que a câmera insista em desfocar todas as imagens possíveis. 
        Eu honestamente não gostei do final do filme, achei muito injusto. Mas... eu dou a este filme a nota de 4 Estrelas, por ser um filme bom mas não o que se expeculava na rede. Recomendo aos que querem ver um filme de ação, drama, aventura e romance, ou apenas aos que querem ver os Americanos se fu***... abaixo, o trailer legendado em Português Latino:
"Mamãe, ganhei uma câmera!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!