quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

[Tecnologia]A verdade sobre o LCD x Plasma

                            *Me desculpem, o texto ficou muito grande, mas vale a pena ler!         

Acredito que muitos leitores deste blog como boa parte da população mundial está babando pelas imagens exibidas pelas HDTVs disponíveis em lojas de eletrônicos do mundo inteiro por preços cada vez mais acessíveis, tenho certeza de que muitos mau podem esperar pelo dia em que terá uma dessas telas que ficam a cada dia mais finas na sala e em todos os cômodos de sua casa.

Uma das grandes mentiras que circulam por aí sobre essas telas é a famosa frase "Plasma não presta, bom é o LCD" que quase levou a ruina essa tecnologia fabulosa e que se não fosse graças aos investimentos bilhonarios de empresas como Pioneer(sim, ela também fabrica tvs, aliás, as melhores do MUNDO), Hitachi(no Brasil quase ninguém conhece) e minha querida Panasonic, estou escrevendo este texto para provar que aquela frase "Plasma não preste" é mentira e que o correto seria "LCD não presta".

A tecnologia de lcd diferente do que muitos pensam é muito antiga, ela existe desde os anos 60 e era utilizada para exibição de imagens estáticas no meio militar, nos anos 70 começou se estudar sua viabilidade para exibição de imagens em movimento preto e branco e nos anos 80 para exibição de imagens coloridas. As limitações tecnologicas eram muitas, com a perda da produção chegando aos 90% o preço final era absurdamente alto e inviável para ser introduzido como substituto do CRT. Começa-se então a pesquisa sobre uma nova tecnologia que seria destinada a substituir o CRT, aí que surge o Plasma, capaz de exibir uma qualidade de imagem muito superior que as lcds e com uma perda da produção de "apenas" 40%. Em 93 saiu no Japão o primeiro modelo de plasma lançado pela Pioneer, os primeiros modelos era absurdamente caros, apresentavam o problema de burn-in de forma muito intensa, gastavam muita energia,tinham baixa durabilidade e não tinham um ganho de qualidade em relação ao CRT(imagina então como deviam ser as lcds...). Anos mais tarde as plasmas ainda cheias de problemas chegam  ao resto do mundo, traumatizando muitos consumidores que gastaram pequenas fortunas comprados esses televisores que muitas vezes não nem hd(pelo menos 720p) e sim ED(480p)

Você caro leitor deve estar se perguntando, " Com todos esse problemas como você ainda pode dizer que Plasma é melhor? Você deve ser doido!", e eu digo, realmente naquela época plasma não prestava, assim como os primeiros modelos representates de uma nova tecnologia nunca prestam. Vamos analisar o funcionamento das duas tecnologias.

LCD

Em toda tv de lcd têm o Backlight, uma espécie de lâmpada fosforecente que fica atrás do cristal liquido propriamente dito, o LC(cristal liquido) tem a função de barrar a cores vindas do branco emitido pelo backlight, deixando apenas a cor desejada passar. O lc tem que movimentar os pixels para deixar a luz passar ou não, e por isso o tempo de resposta(tempo para formação do próximo quadro) acaba sendo muito alto resultando em arrasto e perda de resolução dinâmica. 

Pelo próprio principio das Lcd também traz outro problema seríssimo que o preto acizentado, o lc não consegue barrar 100% da luz e por isso o preto acaba ficando sempre meio acizentado, e o preto é importando porque influencia na formação de todas as outras cores. Apesas do problema do preto e do tempo de resposta terem sido amenizados ainda existem, e toda vez que se cria uma tecnologia para tentar acabar com o problema se cria um problema ainda pior, o Backlight de LED(aquelas luizinhas) resolve o problema de preto mas piora ainda mais o problema do angulo de visao e cria uma desuniformidade na imagem(quadrados por exemplo), o 120 hz diminue o arrasto mas deixa a imagem com uma movimentação artificial e pode criar artefatos(objetos que não deveriam estar ali).

Plasma

O funcionamento do Plasma é muito mais complexo que o funcionamento do LCD, no Plasma milhões de pequenos tubos emitem eletrons que agitam o gás que atinge o estado de plasma que é um emissor de luz, entre o gás e os tubos há uma camada de fosfóro responsável pela emissão dos eletrons, ou algo assim. O plasma ANTIGAMENTE possuia o problema de burn-in por causa do fósforo, só que nos modelos atuais isso não acontece mais devido as várias tecnologias criadas que conseguirem diminuir muito esse tipo de caso, e quando ocorre pode ser considerado mau uso(como deixar uma imagem estática por 24 horas seguidas por exemplo...). No caso de baixa durabilidade isso ocorria porque o gás perdia a capacidade de se ionizar muito rápido, e o problema foi resolvido simplesmente usando outro gás dentro da tv, em relação ao consumo vale ressaltar que o pixel só vai gastar energia se tiver ligado e funcionando com potência máxima, os valores anunciados são os de picos, caso todos os pixels sejam acesos na potência máxima eles vão gastar a energia anúnciada sendo que média de consumo fica no mesmo nível de um lcd já que os pixels acendem e desligam o tempo todo.

Plasma possui o nível de preto muito maior do lcd por causa desse principio, se o pixel apaga é preto mesmo. O tempo de resposta é muito menor também, afinal um gás leva menos tempo para de deslocar do que  um cristal, assim não tendo nem o problema de arrasto nem de perda de resolução dinâmica.

Mas vc deve estar de perguntando, "Por que então na loja as lcd são tão melhores", também verifique a fonte, na maioria das lojas os vendedores ligam o lcd no Blu-ray e o Plasma na antena da tv aberta, aí realmente nem tem como comparar mesmo. Outro detalhe interessante que quase ninguém nota é que os vídeos de exibição de tvs lcd são praticamente estáticos, as pessoas se mexem muito devagar e tudo parece estar em camera lenta. As cenas também são muito claras para não mostrarem o problema do nível de preto.

"O Plasma vai acabar"

Outra frase muito mentirosa, nem tem porque do plasma acabar se ela já se mostrou ser muito superior que o lcd para exibição de imagens, se algum vendedor falar isso para você mande ele pesquisar um pouco na internet, a Panasonic já anúnciou sua nova linha de plasma para 2009, a Pioneer e a Samsung também. Recentemente foram lançadas no Brasil as linhas em plasma da Samsung, Panasonic e LG que são consideradas as melhores tvs disponíveis no mercado nacional e com um preço muito abaixo das lcd full hd e com uma qualidade de imagem muito superior.

Agora me diga você leitor, qual você vai comprar, Plasma ou LCD.

6 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de ler seu texto com atenção. Fiquei impressionado. É incrível como mitos, que a mais básica pesquisa e lógica podem derrubar, se alastram desse jeito!

Eu lembro agora que eu aconselhei meus pais a comprarem LCD, por causa desse mito. Me arrependo agora, ainda mais porque o que você falou sobre a qualidade das imagems é realmente verdade. Já tinha percebido que era estranho assim, mas nunca tinha me ocorrido pesquisar...vale a lição!

Também dá pra pensar porque as telas de LCD são privilegiados nas tais lojas de eletrodomésticos: elas são mais caras. Obviamente, dão mais lucro pro canalha do grande capitalista da loja. Tremenda cara de pau e falta de escrúpulos com relação ao consumidor!

Ademais, o texto está bem escrito e montado. Só acho que talvez seja bom diminuir o uso das parenteses, tende a deixar o texto um pouco confuso as vezes.

Parabéns e espero que continue escrevendo!

max disse...

acho q uma opinião tão convicta de q as plasmas são melhores q as lcd é desnecessario para os leitores do blog pelo fato q eles querem argumentos mais tecnicos e não uma opinião pessoal de q o dono é canalha por querer lucrar com seu produto! eu prefiro as lcd por varios detalhes pelo fato q são mais economicas até 30% e as com ips ajustam o brilho automaticamente atraves de um sensor q capta a luminosidade do ambiente!

lucas disse...

concordo com vc max, e achei bem interessante focar no painel já q é o mais importante...vo dar uma pesquisada mais sobre essa tecnologia ips q vc flw caso seja td isso q vc disse vo atrás de uma tv com essa tecnologia;^

glauber disse...

pessoal eu vi uns modelos das philips e da dell e da lg com essa tecnologia ips, alguem sabe qual a diferença e as vantagens para as outras tvs e monitores q não tem essa tecnologia?

Marcos MN disse...

Cara são varias as vantagens como por exemplo a fidelidade cromática das cores e o ângulo de visão mais amplo, mas vc tem q avaliar q vai ser a utilidade do monitor ou tv pq influencia muito. XD

Anônimo disse...

Sinceramente... Parabens pela materia!!

Estou com um amigo que tem 3mil para comprar uma TV de 50", essas informacoes vao ser mto ultil para ele, e pra mim. Todos os mitos que vc falou sao veridicos, hoje as pessoas compram eletronicos so prq ouvem dizer q e bom, impressionante a quantidad de gente que fala: "Plasma e tecnologia antiga e vai acabar, gasta mais energia, fica machada a tela (burn-in) prefiro LED 3D..." rsrs, se quer gastar prq tem grana e uma coisa, mas pra quem quer invertir seu dinheiro em uma coisa realmente boa procura referencias...

Quando vc vai o cinema, assiste no claro ou escuro? pra min isso e fato, quero uma TV pra me sentir em um cinema, controlar a luz nao e tao dificil em uma residencia.

Eu sou daqueles que prezam qualidade, estou a uns 20 dias na internet pesquisando sobre LCD x Plasma, e ainda leio post dizendo que a LCD tem um tempo de resposta melhor... e pra acabar, parace que essas pessoas nao tem nem nocao do que estao falando.

Ainda nao estou com a grana pra comprar a TV, mas se tivesse hoje, leveria a Plasma.

Obrigado pela ajuda!


Abs

Diego Santos
Analista de Sistemas.

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!