segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Atenas Está em Chamas!

No sabádo, 6 de Dezembro pelas 10 horas da noite, dois policiais gregos estavam patrulhando a área central de Atenas, encontraram alguns jovens e iniciaram uma discussão acalorada. Nesse momento, um policial puxou a arma e deu dois tiros a queima roupa em um adolescente de 15 anos que lá estava , após o fato, ele foi levado a um hospital onde foi achado morto.

Mal sabia esse policial o que havia feito. Em resposta, milhares de jovens se reuniram em frente ao hospital para impedir a polícia grega de lá entrar. Logo depois, houveram conflitos entre eles e a polícia. Coquetéis molotov foram lançados, os policiais reagiram e o caos se instaurou! Manifestações começaram a ocorrer em toda a Grécia, barricadas são erguidas, edíficios são destruídos! A rebeldia contida por tantos anos liberta, afinal!

Agora esses jovens não se contentam com simplesmente se revoltar pela morte do companheiro. Eles querem reformar a polícia truculenta, exigem eleições imediatas, a renúncia do primeiro ministro corrupto e já conseguiram o apoio de amplos setores da sociedade. Esses jovens fazem o que vieram p'ra fazer: mudar esse mundo podre com sua rebeldia criadora, revolucionar, tentar proporcionar um futuro melhor para eles mesmos e para seu povo. Lutar por si mesmos e assim, lutar por todos nós, pela humanidade! O resto da europa não deixa a desejar: várias manifestações de apoio aos companheiros gregos pipocam na Espanha, França e outros países.

A imprensa brasileira, acovardada como sempre foi, tem praticamente ignorado esses distúrbios, que vem sendo notícia em toda imprensa internacional e vem sacudindo a Grécia, sendo que não só ameaça como já se espalhou por outros lugares. Cenas assim podem vir a se repetir nas próximas semanas em outros países. É a gota d'água para a crise que está se alastrando pelo mundo.

Ironicamente começa no berço da democracia ocidental.

Se espelhem nesse exemplo, caros leitores, já passou da hora de aceitarmos a opressão, a exploração, a miséria, a carestia e de sermos meros espectadores da história e do futuro que é nosso por direito. Um outro mundo, melhor e mais humano, é possível e necessário, mas ele depende de nós!

Pra quem quiser mais informação sobre como as coisas estão por lá na Grécia:

http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_4/2008/12/11/noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=56702/noticia_interna.shtml

"É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles."

V.I.L.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog camarada!
Grande abraço.
Dario da Silva - Florinápolis.
http://dariodasilva.wordpress.com/

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!