terça-feira, 11 de março de 2008

[Mundo] Reforma Ortográfica



        Portugal finalmente aprovou a reforma ortográfica para a nossa querida Língua Portuguesa. Isso todo mundo sabe, mas o que interessa é o que vai mudar de agora em diante. Bem, pra começar, eu terei que me despedir do meu querido trema, ao mesmo tempo que não poderei mais enxer o saco dos meus professores que se esquecem dele, em palavras como conseqUência. É sério, eu vou sentir falta do meu trema...
         Mas, falando num âmbito geral, o que realmente mudará para nós, falantes da Língua Portuguesa? nada. Mas, agora, o que mudará para nós, escritores da Língua Portuguesa? aqui estão as novas regras:
  • O nosso alfabeto passa a ter 26 letras: abram alas para as letras 'K', 'Y' e 'W'.
  • O meu querido trema vai embora... mas a Gisele Bündchen vai precisar dele até morrer.
  • Palavras com ditongos abertos/crescentes (Ex: /ei/; /oi/) agora dispensam acento agudo (´), como "Heróico" - "Heroico".
  • Palavras com duplos 'E's e duplos 'O's, como "enjôo" e "vôo", agora dispensam acento circunflexo (^), passando agora a serem escritas como "enjoo" e "voo".
  • Palavras acentuadas para a sua diferenciação de outras com a mesma grafia (Ex. pára - verbo parar; para - preposição), não recebem mais acento para esta finalidade.
  • Quando o segundo elemento do hífen começar com 'S' ou 'R', o hífen é eliminado (Ex: anti-semita - antissemita; contra-regra - contrarregra). 
Enquanto isso, em Portugal...
  • De agora em diante, se escreve "úmido", e NÃO "húmido".
  • Eu sempre achei desnecessário colocar 'C's e 'P's mudos em palavras como "Óptimo" e "Acção". Pelo visto não foi só eu que achei.
        A reforma ortográfica, definida como "estúpida" e/ou "desnecessária" por alguns (muitos deles Portugueses, vai saber...), não a é para mim. A Língua Portuguesa agora passará a ser mais forte, por ter sido agora unificada. Acelerar-se-á, assim, a tradução de softwares para a nossa querida língua, para se pegar um exemplo próximo a nós. Mas, naturalmente, os vocabulários de cada país serão mantidos, ou seja, nós Brasileiros continuaremos salvando os nossos arquivos, enquanto os Portugueses continuarão guardando os seus ficheiros. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!