terça-feira, 29 de junho de 2010

Viva o falso patriotismo!



É sempre a mesma história. Um tempo antes do início da Copa do Mundo, bandeiras nacionais começam a brotar aqui e ali em todo o país. No mês de início dos jogos, elas de repente estão em todos os lugares: janelas, sacadas, nos carros (acima ou no capô), nas roupas, etc. O primeiro pensamento que vem à cabeça ao vermos essa orgia verde-amarela é o de patriotismo. Mas, na verdade, não é disto que se trata.

Pegando a palavra em sua definição, patriotismo significa "sentimento de amor e devoção à pátria". Logo, o que se observa aqui é o sentimento de amor e devoção ao futebol, a um time chamado Brasil - e não do país representado pela seleção. Porém, alguém que procure na mesma fonte que eu, dirá que isto se enquadra no patriotismo nos esportes. Este tipo de patriotismo refere-se a quando "há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição". Mas então em qual outra competição esportiva se vê tanto "patriotismo'' quanto na de Copa do Mundo?

 Na época das Olimpíadas, alguns poderão dizer. Bem, não me lembro de ver tantas bandeiras na cidade em 2008, quando foi a última. Não vi tanta comoção no país com as várias medalhas de ouro que nossos atletas ganharam. Não ouvi foguetes nem vi escolas fecharem. Mas se o Brasil estava bem-representado nas Olimpíadas, porque não houve tal empolgação com a nossa "seleção", que nesses jogos são muito mais numerosos do que 11?

Isso tudo, é claro, se deve a um problema mais profundo e claro: a falta de patriotismo no Brasil, no sentido próprio da palavra. Poderia citar aqui a síndrome de vira-lata, um grande vilão que asfixia a auto-estima nacional. Poderia também fazer inúmeras comparações com o patriotismo americano, mas isso só serviria para confirmar-me vítima da síndrome supracitada. A única coisa que queria dizer é que o que vemos nas ruas hoje pode ser qualquer coisa, exceto patriotismo.

3 comentários:

iara. disse...

esqueceu que somos o país do futebol?não é de se admirar que em época de copa o patriotismo venha à tona!a ideia da copa é isso mesmo ué...futebol!o normal é que a polulaçao torça para o time do seu país!O que eu nao acho normal,na verdade acho inadmissível,é o país parar em funçao da copa!na tv só é noticiado novidades da copa!parece que os infinitos problemas do Brasil são deixados de lado!não se fala de outra coisa!êêê Brasil.

_Lua.ジャデ disse...

tem alguma outra coisa que o brasil é bom? -.-' só se for em corrupção, cara xD e os caras devem ta achando mara essa epoca de copa e eleição juntos =p e o brasil? se fudendo ainda mais (Y) pra variar um pouquinho, ne xD

Marcos V disse...

Nossa, adoro seu blog! Não pare, é mt legal, vc fala coisas q a maioria nem percebe... Não pare de postar!

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sincera!