sábado, 16 de outubro de 2010

Goiânia: inferno na terra



Não se deixe enganar pela foto. Fotos mentem, e esta mais do que muitas outras. Quando você olha, vê uma cidade bonita, bem arborizada, lagos, um lindo céu azul, enfim, uma cidade boa de se viver. Porém, todo esse cenário de Central Park brasileiro está a anos-luz de ser comum em Goiânia.

Aliás, céu azul é garantia de um sol escaldante e impiedoso, acompanhado de um calor que nos dá uma dica sobre a temperatura do inferno. Prédios altos e bonitos em frente a parques estão restritos a poucas (e caras) regiões da cidade. Mas o principal problema de nosso clima é a estiagem do meio do ano. A seca eterna, acompanhada do leal calor satânico e do ar seco.

Agora, em outubro, estamos prestes a entrar no tão esperado período de chuvas. Antes, as constantes queimadas tinham conseguido fixar a fumaça no céu, dando uma falsa impressão de um tempo nublado, nos dando uma trégua de nossa costumeira brisa de forno. Porém, mesmo depois depois de umas 4 ou 5 chuvas, com um intervalo considerável entre elas, a estiagem ainda insiste em permanecer em solo goianiense.

Mal espero pelas tempestades, noites de relâmpagos ininterruptos, das onipresentes nuvens negras, blecautes (já tivemos dois aqui na região norte) e, principalmente, o fim dos gramados dourados de secos, o calor insuportável e o sol desimpedido pelo maldito céu azul.